Sitecontabil - O diferencial competitivo do profissional Contábil

Como funcionam os mecanismos de busca

Publicado em 12 de setembro de 2018 por Sitecontabil.

A internet é um local imenso, com muitos sites, blogs, lojas e páginas de diversos tipos de conteúdo. Agora imagine você encontrar algum artigo de seu interesse sem os mecanismos de buscas?

Os buscadores tem por finalidade encontrar e armazenar todo tipo de informação que existe nesta grande rede mundial. Existem diversos buscadores conhecidos hoje em dia, o mais conhecido e utilizado é o Google, mas existem outros que podemos destacar, como o Yahoo e o Bing.

Esses buscadores organizam os sites encontrados e os ranqueiam de acordo com sua relevância. Um site que contém matérias sempre atualizadas, com visitas constantes e boa utilização de palavras-chave são melhores classificados no ranqueamento.

Como é feita a busca

Os buscadores utilizam 2 (dois) tipos de motores de busca, chamados de web crawlers e spiders. Os web crawlers tem por objetivo buscar a palavra ou frase requisitada pelo usuário e retornar uma lista de sites que possuem essas ocorrências. Já os spiders tem por finalidade buscar dentro de cada site, já indexado no motor de busca, links que podem corresponder a pesquisa realizada e também buscar novos conteúdos e ligações (links) com outros sites. Após essa varredura, os buscadores já possuem seu banco de dados e os usuários já podem realizar suas buscas.

Essa é a funcionalidade básica de todo mecanismo de busca:

  • Os web crawlers rastreiam o conteúdo nos sites da web
  • Os spiders rastreiam o conteúdo indexado buscando novos links e matérias
  • O conteúdo é exibido para o usuário do buscador

Ainda assim, cada buscador também utiliza de seus próprios critérios de indexação. O Google, por exemplo, para potencializar seu mecanismo de ranqueamento, prioriza diversos aspectos nos sites. Conter um bom número de palavras-chave, ser constantemente atualizado, ser referenciado (ter links em outros sites direcionando para o seu) e possuir tecnologia responsiva são alguns dos critérios que ele utiliza para aprimorar sua busca.

Posso perder posição no ranqueamento?

Existem 2 (dois) meios de seu site ser ranqueado. O primeiro deles é pela busca orgânica, que é o método já citado anteriormente, onde o buscador faz a indexação naturalmente. O outro é o link patrocinado, que são os famosos anúncios que aparecem no topo das buscas (não falaremos desse método).

Conseguir uma boa posição na busca orgânica é uma grande conquista para seu site e perder posições é algo terrível e desgastante. Infelizmente existe a possibilidade de perder posições. Alguns dos motivos que fazem perder posição são:

  • Migrar seu site de domínio
  • Alteração das URLs do seu site
  • Perda considerável de acessos ao site
  • Não ter um site atualizado
  • Não utilizar técnicas de otimização (SEO)

Existem técnicas específicas para contornar esses problemas. Antes de realizar a migração de seu site é interessante criar redirecionamentos permanentes (redirecionamento 301) do domínio antigo para o novo. A mesma técnica pode ser usada quando há a necessidade de alterar as URLs do site. Depois que o novo endereço já estiver bem ranqueado, como o anterior, já é seguro deixar de utilizar o endereço anterior e utilizar apenas o novo.

Manter o site com matérias úteis, sempre atualizadas, de fácil compreensão, uma quantidade considerável de acessos e referências externas ao seu site é uma boa maneira de manter o acesso ao seu site e evitar perder usuários.

O item mais importante no quesito ranqueamento é o SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) que visa utilizar técnicas de otimização para melhor ranquear seu site. Sempre que algum novo conteúdo é adicionado ao site deve-se utilizar essas técnicas para ajudar os mecanismos a encontrar esses novos conteúdos e indexá-lo ao motor de busca.


Em resumo, um site atualizado, bem administrado e com boas técnicas de SEO são essenciais para alavancar seu índice no ranqueamento orgânico dos buscadores.

Categoria: Internet, Utilidade