Sitecontabil - O diferencial competitivo do profissional Contábil

O que preciso saber para ter um site – Parte 4 / 5 – Publicação e Manutenção

Publicado em 18 de julho de 2019 por Sitecontabil.

Estamos quase no fim, a partir daqui o site desenvolvido por seu desenvolvedor já deve estar pronto para publicação e alimentação de matérias e artigos. Se por acaso ainda não tenha visto as partes anteriores, veja as parte 1, parte 2 e parte 3 aqui.

Preparando o ambiente de hospedagem e publicando os arquivos

Como vimos no artigo “O que preciso saber para ter um site – Parte 2 / 5 – Servidores e suas Aplicações” o servidor contratado possui diversas aplicações, sendo assim o desenvolvedor contratado para criar seu site deve preparar o ambiente de hospedagem para aproveitar ao máximo todas as ferramentas disponíveis. Em primeiro lugar deve-se estar atento a todos os serviços que serão usados, os mais comuns de são os bancos de dados para armazenamento de informações de algum sistema, serviço de SMTP/POP 3/IMAP para envio e recebimento de e-mails, FTP para transferência e publicação de arquivos e DNS para direcionamento do domínio.

Nesta etapa, seu desenvolvedor, já com o acesso ao painel do servidor, deverá configurar o domínio do site com os dados de DNS. Esses dados devem ser inseridos junto a sua conta no Registro.br para que os usuários possam acessar o site. O DNS é o serviço responsável por direcionar o domínio do teu site (dominiodosite.com.br) para o seu respectivo IP onde está hospedado.

Toda essa preparação embora seja fácil e rápida de executar, leva um certo tempo para estar 100% pronta, esse tempo é conhecido como “Tempo de Propagação”. Dependendo da localidade do servidor, o tempo de propagação pode ser de até 24 horas para domínios nacionais (.br) e até 48 horas para domínios internacionais (.com, .net, .org). Cada serviço tem seu próprio tempo de propagação, mas serviços dentro do servidor acontecem de forma imediata, somente serviços externos tendem a demorarem mais a serem propagados.

Geralmente esses serviços já vem ativados pelo servidor e prontos para uso, apenas bastando o desenvolvedor configurar o serviço que for usar ao publicar o site. Porém, mesmo com o servidor disponibilizando os serviços, as vezes o fluxo de acesso ao seu site pode causar lentidão e até mesmo bloqueando o acesso a ele. Para evitar esse transtorno, o desenvolvedor deve se atentar ao limite de recursos do servidor e preparar seus sistemas para se adequar a esses limites. Caso seja necessário uma atualização pode ser discutida nesse momento.

Com o ambiente preparado, DNS e demais serviços configurados é o momento de publicarmos os arquivos do site, para este fim será usado o FTP (File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos). FTP é o protocolo responsável pela transferência de arquivos. O Servidor FTP é o responsável por disponibilizar um programa para transferir os arquivos. Não entraremos em muitos detalhes sobre o protocolo, pois não é a finalidade do artigo, o mais importante a saber é a importância do serviço.

Atualização e manutenção

Com o site finalmente publicado, é hora de mantermos os usuários sempre interessados em acessar o site. Para isso precisamos que o site esteja sempre atualizado e com novidades periodicamente. O mais indicado é usar um CMS para atualização de conteúdos, notícias, postagens, galeria de fotos ou artigos. Além de ser mais fácil de manusear, já que não é necessário conhecer códigos HTML ou CSS, é mais rápido para publicação das atualizações. Também é possível editar e inserir diretamente nos arquivos HTML do site, porém não é o mais indicado. Também é preciso manter os sistemas do site sempre atualizados com as versões mais recentes deles para evitar mal funcionamento e também por questões de segurança contra ataques mal intencionados.

A maioria dos desenvolvedores e empresas de desenvolvimento costumam cobrar uma mensalidade de seus clientes que serve, principalmente, para manter um vínculo entre as partes. Na maioria das vezes essa mensalidade engloba manutenção do site em caso de erros e problemas diversos. Também existem empresas que possuem matérias próprias que são atualizadas periodicamente e disponibilizadas para seus clientes poderem usar.

Também é interessante manter o site sempre contemporâneo, por isso sempre que possível o layout do site deve ser atualizado. Esta também é uma boa hora para se implementar novas tecnologias e funções ao site.


A dificuldade de se manter um site ativo é evidente, porém sempre que ouvimos nossos usuários e clientes podemos entregar um serviço de qualidade e ainda manter vivo o bom relacionamento entre as partes. Não perca a próxima e última parte do artigo, onde vamos apresentar algumas dicas e estratégias para fazer o site trabalhar a favor dos serviços da empresa.

Categoria: Internet