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O que preciso saber para ter um site – Parte 1 / 5 – Planejamento

Publicado em 19 de junho de 2019 por Sitecontabil.

Quer expandir seu negócio? Ter uma opção a mais de contato com o seu cliente? Ou ainda, ter um catalogo de serviços ou produtos sempre disponível para seus clientes? É para suprir essas e outras necessidades que é imprescindível que sua empresa tenha um site online para seus clientes.

As empresas, naturalmente, acabam com a necessidade de ter um site online para seus clientes, seja para dispor seus serviços, ter seu catalogo de produtos sempre a mostra, manter um canal de comunicação ou até mesmo expandir o negócio da empresa. Mas para que tudo isso seja possível, é preciso uma série de procedimentos que, ao primeiro momento, assusta qualquer usuário leigo no assunto. Por isso, vamos esclarecer tudo que você precisa saber para ter um site e começar, hoje mesmo, a usufruir de tudo que a internet pode oferecer.

Por onde eu devo começar?

Primeiramente, vamos ter de responder 5 perguntas básicas para, a partir daí, começarmos a montar um projeto inicial de seu site. Para facilitar o entendimento dessas questões, vamos usar um exemplo prático qualquer: uma imobiliária.

  1. Qual o meu ramo de atividade? Nesta etapa vamos definir o ramo de atividade de sua empresa. O interessante aqui é ter em mente que cada site deve estar ligado com um único ramo de atividade. Se a empresa possuir mais de um, devemos considerar a criação de um site secundário para ela. No nosso caso vamos trabalhar com o ramo imobiliário: venda e locação de imóveis comerciais.
  2. Qual o público alvo do meu negócio? Como estamos trabalhando com um produto online, temos de ter em mente que qualquer pessoa com acesso a internet vai chegar no seu site, seja o usuário homem, mulher, criança ou adulto. Então é muito importante saber qual o tipo do público que você quer alcançar inicialmente. No caso de nossa imobiliária vamos buscar os empreendedores, já que nosso ramo esta destinado a imóveis comerciais.
  3. Quais os principais objetivos com o site? Tendo nosso publico alvo definido, devemos estabelecer o que eles vão encontrar em nosso site e como eles podem interagir com nossa empresa. Nesta etapa também podemos definir como queremos expandir nossa empresa. Vamos imaginar que nossa imobiliária inicialmente quer mostrar aos empreendedores os imóveis que tem disponíveis na região, tanto para venda, quanto para locação. Vamos também imaginar que ela queira deixar um canal de comunicação para que futuros clientes possam entrar em contato com a empresa solicitando orçamentos e para tirarem dúvidas.
  4. De quanto tempo vou dispor para o site? Apenas ter um site online não significa que o trabalho esta finalizado, não esqueça que ele é uma extensão de sua empresa e que os usuários poderão acessá-lo a qualquer hora do dia, então devemos separar um tempo para dedicar nossa atenção totalmente a ele. Nem que seja para separar apenas 2 horas do dia, mas nesse tempo, mantenha sua atenção apenas nele.
  5. Qual meu orçamento para o site? Uma hora ou outra nós iriamos chegar nesse ponto. Podemos imaginar diversos tipos de melhorias e serviços para implementarmos, mas tudo isso tem um custo. Claro, se estiver em contato com alguma empresa ou um profissional, vocês vão entrar em acordo e definir um valor justo para o desenvolvimento. No nosso exemplo vamos dizer que o orçamento máximo para o desenvolvimento do site seja de R$ 2000,00.

Antes de fazer nosso projeto tomar forma, precisamos ver quais os recursos e serviços que temos de conhecer para ter um site online e funcional.

IP, Domínio e DNS

Primeiramente para acessarmos qualquer site na internet, precisamos do endereço IP (Internet Protocol) onde ele estará alocado. Porém endereços IPs são difíceis de ser memorizados por se tratar de uma sequencia grande de números, por exemplo 175.58.165.25. Para facilitar encontrar os sites, foi criado o domínio, que nada mais é que um nome que seu site recebe na internet. Os domínios são usados para localizar e identificar sua empresa na internet. Todo domínio é composto por 2 partes: o nome e a extensão.

EX: sitecontabil.com.br
Nome: sitecontabil
Extensão: .com.br

Para registrar um domínio é preciso apenas uma entidade regulamentada como pessoa jurídica (CNPJ) ou pessoa física (CPF). Existe um órgão que cuida de registrar os domínio brasileiros (.br), o Registro.br.

Mas como foi dito anteriormente “para acessarmos qualquer site na internet, precisamos acessar o endereço IP onde ele está alojado”. Como podemos acessar esse IP, se conhecemos apenas o domínio de um site? Simples, existe um serviço que faz essa “tradução”, estamos falando do DNS (Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios). Em outras palavras, DNS é um servidor que armazena uma listagem de domínios e seus respectivos IP. Assim toda vez que você acessa um domínio o DNS faz a busca pelo IP específico em sua tabela, te entregando assim o site procurado.

Todo site precisa ter seus arquivos publicados em algum lugar certo? Quem fornece este espaço é o servidor de hospedagem, que além de fornecer um espaço para guardar os arquivos do site também fornece diversos outros serviços, como servidor de e-mails, banco de dados, certificado de segurança e também fornece o endereço IP necessário para alocação do site.


Deste ponto em diante teremos muitos outro detalhes técnicos envolvidos. Então, por hora, vamos analisar o que aprendemos até aqui e nos preparar para as próximas etapas.

Categoria: Internet