Sitecontabil - O diferencial competitivo do profissional Contábil

O que preciso saber para ter um site – Parte 2 / 5 – Servidores e suas Aplicações

Publicado em 27 de junho de 2019 por Sitecontabil.

Seguindo adiante com nosso guia “O que é preciso saber para ter um site” (confira a parte 1 aqui), vamos analisar o ambiente e os serviços necessários para que o nosso site possa continuar online e atendendo as necessidades dos usuários.

Servidores de hospedagem

Quando falamos de servidores de hospedagem, na verdade, estamos falando de diversos servidores unificados em uma única empresa dispondo variados serviços. DNS, e-mail, hospedagem e banco de dados (MySQL) são alguns exemplos de serviços que um servidor oferece a seus clientes. Cada um deles é fornecido por um servidor diferente, mas como dito anteriormente as empresas de hospedagem oferecem todos eles em uma única conta, assim não é necessário adquiri-los separadamente (Algumas empresas limitam o uso de seus recursos, vai depender do plano contratado). Mesmo assim é importante salientar que eles funcionam separadamente, portanto se um ficar offline os outros ainda continuam funcionando normalmente.

Existem cinco tipos de servidores de hospedagem no mercado:

  • Hospedagem Compartilhada: É a hospedagem mais utilizada no mercado por ter o menor preço dentre todos. Neste plano vários sites compartilham o mesmo servidor. É indicado para sites ou blogs com pouco trafego. Também é indicado para as empresas que ainda não tem experiência com servidores.
  • Revenda de Hospedagem: Muito semelhante a anterior, a revenda de hospedagem é indicado para quem tem interesse em colocar diversos sites em uma mesma hospedagem, podendo assim “revender” o serviço de hospedagem. Costuma ter o preço mais elevado que a hospedagem compartilhada por ter o espaço em disco e a largura de banda maiores.
  • Hospedagem Virtual (VPS): Este tipo de hospedagem costuma ser tratado pelos desenvolvedores de sites como o intermediário entre o compartilhado e o dedicado. Neste tipo de hospedagem é criado várias máquinas virtuais dentro do servidor, cada uma delas contendo suas próprias configurações e recursos. Também é muito usada para testes de serviços de servidores.
  • Hospedagem em Nuvem (Cloud Server): A hospedagem em nuvem também se trata de uma máquina virtual, porém seus serviços não são concentrados em um único servidor. Seus recursos são espalhados por vários servidores diferentes. A grande vantagem desta hospedagem é a flexibilidade dos recursos podendo gerenciar cada recurso de um servidor diferente. A desvantagem é que precisa ter um conhecimento mais avançado para manutenção e suporte.
  • Servidor Dedicado: O mais caro dentre todas as hospedagem, os servidores dedicados são alugados para apenas uma aplicação, sendo assim mais estável, e mais seguro que os outros. É totalmente gerenciável, e seus recursos são superiores aos demais. É indicado para sites com grande volume de trafego.

Independente de qual tipo da hospedagem escolhida, você irá contratar um espaço em disco para publicação de arquivos, um endereço IP válido para localização do seu site e um painel para configurações dos serviços.

Aplicações de um servidor

Até agora falamos muito dos recursos contidos em um servidor, mas o que realmente nos interessa são as aplicações contidas nele. Primeiro vamos entender melhor o que é um recurso computacional e o que é um serviço de computação para, a partir dai, compreender o que é uma aplicação.

Recurso computacional, também conhecido somente como recurso, é qualquer componente físico e/ou virtual ligado a um computador que dispõe de alguma funcionalidade para o sistema computacional. A CPU, por exemplo, é um recurso usado para processar os dados em um computador.

Um serviço de computação, ou somente serviço, é o trabalho exercido pelo recurso. Usando o exemplo anterior, processar os dados de um computador é o serviço da CPU.

A aplicação é um sistema ou software capaz de usar os serviços de um recurso. Toda aplicação é desenvolvida para exercer diversas funções e elas só são executadas se houver algum recurso capaz de exercê-las.

Em resumo, os servidores disponibilizam aos clientes diversas aplicações capazes de gerenciar os diversos serviços disponíveis, tais como hospedagem, DNS, e-mail e banco de dados.


Hoje conhecemos o ambiente em que nosso site estará hospedado, então já podemos discutir a respeito do desenvolvimento de nosso site. Faremos isso na próxima parte do nosso artigo.

Categoria: Internet