Sitecontabil - O diferencial competitivo do profissional Contábil

O que preciso saber para ter um site – Parte 3 / 5 – Desenvolvimento do site

Publicado em 11 de julho de 2019 por Sitecontabil.

Com o site planejado e ambiente preparado, está na hora de começarmos a dar vida ao nosso site. Nesta etapa é muito importante ter alguém experiente na área, tanto para rever as etapas anteriores quanto para dar os próximos passos. Caso tenha perdido os últimos artigos do guia “O que preciso saber para ter um site”, você pode conferir a parte 1 e a parte 2.

Profissionais da área

Vamos conhecer as principais áreas que envolvem o mundo do desenvolvimento de sites, quais os profissionais envolvidos e o papel de cada um em cada etapa do desenvolvimento.

  • Web design: é uma vertente do design gráfico voltado apenas para aplicações web e virtuais, sendo responsável pelo planejamento, criação e manutenção da parte visual das aplicações. Em outras palavras, é a área responsável por desenvolver toda parte visual de sites e aplicativos, levando em conta a usabilidade e demais aspectos do design. O Web designer é o profissional dessa área e algumas ferramentas usadas por eles é o Photoshop, CorelDraw e Adobe Illustrator.
  • Front-end: geralmente confundido com o web design, front-end tem o trabalho de transformar o desenho criado pelo Web designer em algo “palpável” para os usuários. Usando, principalmente, de linguagens como HTML, CSS e JavaScript, o Desenvolvedor Fron-end tem por finalidade desenvolver toda parte que o usuário vê e interage na tela. O front-end nada tem a ver com programação ou sistemas online, apenas com desenvolvimento do visual.
  • Back-end: a parte mais “complicada” para o usuário comum, talvez seja o back-end, que tem de trabalhar toda a programação do site, ou seja, fazer todas as peças funcionarem. Hoje o Desenvolvedor Back-end trabalha lado a lado com o Desenvolvedor Front-end pois um supre a necessidade do outro. o back-end, assim como o nome já sugere, trabalha toda a programação que existe por trás do que o usuário vê na tela. PHP, ASP e Java são algumas das linguagens de programação mais famosas hoje em dia.

Como visto cada etapa possui suas peculiaridades, existem profissionais que trabalham em apenas uma das áreas, também tem profissionais que trabalham em todas elas e há as empresas de desenvolvimento de sites que possui profissionais de cada uma das áreas, vai do contratante escolher qual a maneira que ele quer trabalhar e do orçamento que tem disponível. O preferível para quem irá criar seu primeiro site é entrar em contato com um profissional que trabalha com todas as etapas (Desenvolvedor Full Stack) ou uma empresa especializada em desenvolvimento de sites, assim é mais fácil controlar o projeto.

Alguns conceitos que precisam de atenção

Vamos falar um pouco sobre alguns conceitos da web que precisam de um pouco da sua atenção.

  • Design responsivo: existem maneiras de se trabalhar com sites mobile (para dispositivos móveis – smartphones e tablets), o principal deles é o design responsivo. Este tipo de site é o mais indicado hoje em dia, pois utiliza a mesma estrutura (HTML) em todas as suas telas (computador, notebook, tablet e smartphone) alternando apenas sua folha de estilos (CSS).
  • SEO: são um conjunto de técnicas utilizadas por desenvolvedores que ajudam os mecanismos de buscas, como o Google, a encontrar e ranquear seu site mais facilmente e com maior eficácia. Saiba mais.
  • Copyright: ao usar alguma imagem, vídeo ou música na internet é preciso estar atento aos direitos autorais e de uso de todos esses recursos. Por isso é importante indicar a fonte da informação ou fazer uso de informações originais e autorais em blogs e veículos de notícias. Geralmente os designers possuem um banco próprio com estes recursos.
  • Manual de identidade visual: um dos principais materiais de apoio para desenvolvimento web é o manual de identidade visual. Esse manual possui todas as recomendações de utilização da marca, tais como tamanho, cores, formas entre outras recomendações.
  • Framework: um conjunto de códigos e bibliotecas pré-configuradas para facilitar e agilizar a criação de softwares e aplicações. Alguns exemplos famosos de frameworks em suas determinadas áreas são: Bootstrap (CSS), CodeIgniter (PHP), JQuery (JavaScript) entre outros.
  • Linguagem de programação: é a linguagem usada para criação de sistemas e softwares. PHP, ASP, Java e Python são algumas das mais utilizadas na atualidade.
  • Linguagem de marcação: conjunto de códigos aplicados a textos e dados. É esse tipo de linguagem que os desenvolvedores usam para criar sites e páginas da web. HTML, XML, CSS e XHTML são alguns exemplos desse tipo de linguagem.
  • Template: também chamado de tema, é o visual do site, o que o usuário vê na tela ao acessar o endereço do site.
  • CMS (Sistema de gerenciamento de conteúdo): são sistemas usados para criar, editar e publicar conteúdos sem que o usuário tenha a necessidade de conhecer qualquer linguagem de programação ou marcação. WordPress, Joomla, Drupal e Magento são os 4 CMS’s mais usados no mercado.

Você não é obrigado a conhecer todos estes termos, sempre que existir alguma dúvida quanto a algum deles ou se precisar de alguma informação futuramente, sempre poderá se dirigir ao desenvolvedor do site.


É neste momento que você terá o primeiro vislumbre de seu site. Lembre-se de conversar com os desenvolvedores e passar todas as informações que você quer que seu site possua para não ter de voltar e refazer alguma etapa. Isso pode causar atraso na entrega do serviço.

Na próxima parte do artigo falaremos sobre como manter seu site sempre ativo e funcionando.

Categoria: Internet